6o Dia

6o Dia : Puerto Pirâmides -> Trelew
11 de Maio de 2008

Na Hospedage não havia café da manhã, e eu nem esperava que houvesse, tamanha a simplicidade da mesma. Eu tinha levado comigo algumas bolachas, barras de cereal, etc. Comi alguma coisa e me preparei para sair.

Eram 8:15 mais ou menos quando eu saí para percorrer a Península Valdez. Minha primeira parada seria a uns 80 Km dali, em Punta Norte.

A estrada é de rípio mas bem boa, larga, plana, quase um asfalto. Dava para andar a 90-100 Km/h sem problemas.

Logo que comecei a andar comecei também a ver belos animais : guanacos, emas, coelhos, ovelhas, cavalos. Uma grande diversidade (veja o vídeo de hoje, está imperdível).

Alguns animais eu consegui fotografar e/ou filmar, mas os coelhos eram muito rápidos :-)

Cheguei na Reserva Faunística Provincial Punta Norte. Tudo deserto, como toda a estrada também. Lá a paisagem é incrível… fazia um vento gelado (mas pense num vento gelado) mas valeu a pena passar frio.

Em Punta Norte, além das paisagens, avistei vários lobos marinhos. Tirei fotos, filmei, perdi meu óculos… ops, é, perdi meu óculos. Havia um ‘binóculo gigante’ e eu precisei tirar o óculos para olhar através dele. Me empolguei tanto que só fui lembrar dos óculos uns 40 Km depois. Foi-se :-)

Tirei umas fotos legais colocando a lente da máquina no binóculo, ficou muito legal (veja as fotos de hoje).

Punta Norte valeu cada KM rodado… eu achei que ontem era o dia onde eu tinha visto mais paisagens bonitas, mas hoje foi fantástico. Ví filhotes de lobos marinhos andando com o pai, vi… bom, depois eu conto :-)

De Punta Norte eu fui até Punta Cantor. Achei que veria elefantes marinhos lá mas não encontrei. Porém um senhor que lá trabalha me falou para ir (a pé) até a ponta de Caleta Valdes (só se chega caminhando) que lá havia alguns elefantes. Pedi se hoje eles estariam lá e ele me garantiu que sim.

Cheguei lá e tinham uns 10 ou 12 ‘lagarteando’ no sol. Eles são enormes; depois ví uma placa onde diz que eles podem chegar a 5m de comprimento. É tamanho pra caramba !

Punta Cantor e Caleta Valdez são locais muito belos… para se visitar com a namorada ou esposa é maravilhos (viu Mari, você não quis vir :-) )

De lá eu iria a Punta Delgada, porém me avisaram que nessa época do ano está fechado pois agora é um local privado – não é mais do governo – e lá funciona um hotel/resort.

Mas eu ainda queria conhecer as Salinas Chica e Grande, e o caminho era o mesmo. Foram mais uns 70 Km até as salinas. Lindas. A Chica, como o nome diz, é a menor, e a Grande é a maior, lógico :-) A Grande está a 42 metros abaixo do nível do mar, e é muito linda. Para mim que nunca tinha visto uma salina, foi muito legal (fotos e vídeos de hoje, ok ?)

Das salinas parti para procurar a Punta Pardelas, que me foi indicada pelo dono da Hospedage. A estrada era estreita, cheia de curvas, bem diferente do rípio que eu havia pego até alí. Mas valeu cada metro :-)

Uma paisagem diferente, com uma formação rochosa adentrando no mar, paredões, enfim, muito bonito. Eu conheço várias praias do Brasil e não conheço nada semelhante.

De lá saí em direção a Trelew. Passei em Puerto Madryn novamente para abastecer e segui viagem. No caminho eu achava que tinha muita neblina, mas depois, no hotel, o atendente me falou que são cinzas do vulcão Chaiten.

Aqui em Trelew, para compensar a noite anterior, escolhi um hotel padrão 4 estrelas, muito bom mesmo. Saí para jantar na “La Estela” e comi um “salmón al rockford”, muito delicioso. Me espantei com o preço. Paguei em dólares. 10 dólares com uma água mineral. É mole ? Um prato delicioso por esse valor… dá vontade de ficar por aqui.

Amanhã não sei ao certo o que vou fazer. Aqui ao lado de Trelew, cerca de 30 Km, tem a cidade de Gaiman, que foi fundada pelos gauleses e dizem ser muito bonita.

A minha idéia inicial era visitar uma (ou duas) colônias de pinguins. Mas eles saíram todos de férias no dia 15 de abril :-) é verdade, dizem que eles ficam lá apenas do dia 15 de setembro à 15 de abril hehehehe. Então como não tem pinguim, talvez eu vá a Gaiman.

Escrevo esse post deitado numa cama confortável… quero dormir bem pois tenho dirigido todo dia. Como não tenho compromisso – e a esposa autorizou – não vou ter pressa de chegar ao Ushuaia.

De qualquer modo eu estou indo… de KIA até o fim do mundo :-)

Fotos :

Clique aqui para ver as fotos desse dia.

Video(s) :
Parte 1 :

Parte 2 :

Parte 3 :

Postado por guiadevoo
Comentários desativados em 6o Dia