14o Dia

14o Dia : El Calafate

19 de Maio de 2008

Acordo cedo pois tenho o “Passeio de Todos Los Glaciares” para fazer. O café da manhã do ‘Hotel Edênia’ segue o padrão 4 estrelas (argentino, mas um café da manhã muito bom).

No café estou só, pois ainda é cedo. Entra um casal e diz um “bom dia” meio em ‘portunhês’ :-) Digo “bom dia ou bon dia” :-)

Grata satisfação quando ele me responde em bom português “bom dia”.

Conversa vai e vem, descobri que são um casal (José Renato e Heidi) de Brasília-DF e que iriam fazer o mesmo passeio que eu.

Era muito bom encontrar brasileiros no mesmo passeio, e no mesmo hotel (depois fui descobrir mais ‘compatibilidades’ entre nós :-) )

Saio do hotel às 7:30hs pois deveria estar em ‘Puerto Bandeiras’, o local onde saí o barco, às 8:30hs. Gelo no vidro, para variar, e o ‘anti-congelante’ que haviam me vendido na noite anterior não era ‘anti-congelante’. -3 graus e foi só ‘esguichar’ água no para-brisas que ela congelou na hora – mais gelo ainda.

Não me restava outra alternativa senão abrir o vidro, colocar ‘meia’ cabeça pra fora e ir dirigindo com aquele vento batendo no rosto – e que vento :-)

Ao chegar no porto, grata satisfação : o barco era um ‘catamaran’ grande, bonito, com muito conforto. Dentro, parecia um ônibus, com lugares reclináveis, quente, telas lcd, etc. Enfim, uma boa pedida.

Estava clareando o dia quando saímos para o passeio. Puxa, nunca senti tanto frio na vida :-)

A temperatura estava na casa de 1 a 2 graus positivos, mas o vento… brrrhhhhh e eu não ia ficar dentro do barco, sentadinho, quietinho… eu saí lá para fora e fiquei curtindo a paisagem. E que paisagem !

O passeio tinha previsão de iniciar as 8:30hs e terminar apenas as 16:30hs (e assim foi). Foi muito tempo dentro do barco, mas foi muito legal mesmo (Obrigado ao Marlos e a Caroline, que encontrei em Ushuaia, e que me disseram “não perca o passeio pelos glaciais”)

Descrever nesse relato tudo o que ví hoje é impossível. É como tentar descrever o Glacial Perito Moreno. Visitamos o Glacial Upsala, o Sperazini, a Bahia Oneli e outros glaciais menores.

Minha sugestão é que você gaste um tempo vendo as fotos e os vídeos de hoje, tenho certeza que você vai gostar !

No passeio, o José e a Heidi já tinha virado bons amigos. Tiramos fotos juntos, brincamos, almoçamos juntos (obrigado pelo convite Heidi :-) ). Ainda no barco descobrimos algumas ‘coincidências’. Ele também é motociclista (tem uma Boulevard 800) e eles dois praticam mergulho. Pode isso ?!?!? :-)

Além de serem um casal simpático pra caramba, ainda tínhamos mais coisas em comum. Depois do passeio de barco, convidei ambos para irem comigo, de carro, ops, de Carnival :-) conhecer a Laguna Nimes, mas a mesma estava fechada.

Passeamos pela cidade e passamos ao lado de um lago, já próximo do hotel. A Heidi comentou “Esse lago, no inverno, fica todo congelado e o pessoal vem aqui patinar”. Fomos lá conferir se já estava meio congelado. E estava.

* Update : Sabe nas viagens que você faz e uma coisa fica na sua memória como “a mais divertida” ? Então… para mim foi ficar lá no lago semi-congelado, junto com o José e a Haidi, brincando de jogar pedra e as pedras ‘picarem’ e não afundarem, tentanto caminhar no lago, brincando com gelo. Enfim, nos divertimos pra caramba, como crianças, e foi muito legal :-)

À noite combinamos de ir jantar juntos, comer ‘pescados’. Boa janta, bom vinho e boa companhia. O dia terminava de maneira perfeita.

Amanhã eu sigo rumo a Comodoro Rivadavia, e eles continuam aqui mais um dia (vão fazer trekking no Glacial Perito Moreno, quase me deu vontade de ir junto :-) )

Depois daqui, eles vão para Ushuaia, de onde eu vim. Trocamos algumas dicas pois eu devo ir a Bariloche, de onde eles vieram.

Hoje foi a ‘cereja do bolo/pudim’. Conhecer Uhsuaia, conhecer o Perito Moreno e hoje conhecer todos esses locais, foi incrível – ou melhor, bem crível.

Como a natureza é maravilhosa, como as paisagens são lindas, como é diferente de onde moramos. Acho que viajar ‘abre’ um pouco seu entendimento, sua noção e percepção de tempo e espaço.

Amanhã saio cedo rumo a Comodoro Rivadavia. Me avisaram que tem gelo pelo caminho. Brrrhhhh… eu tremo por dentro e por fora !

Mas já estou ‘craque’ em dirigir na neve, com neve, no gelo, com chuva, etc :-) E a Carnival tem se saído muito bem !

Vamos ver o que me espera amanhã ! Até aqui valeu cada kilometro, cada metro, cada centavo gasto. Valeu demais !

Fotos :

Clique aqui para ver as fotos desse dia.

Video(s) :

Parte 1 :

Parte 2 :

Parte 3 :

Postado por guiadevoo

Nenhum Comentário »

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário