14o Dia
14o Dia : El Calafate
19 de Maio de 2008
Acordo cedo pois tenho o “Passeio de Todos Los Glaciares” para fazer. O café da manhã do ‘Hotel Edênia’ segue o padrão 4 estrelas (argentino, mas um café da manhã muito bom).
No café estou só, pois ainda é cedo. Entra um casal e diz um “bom dia” meio em ‘portunhês’ Digo “bom dia ou bon dia”
Grata satisfação quando ele me responde em bom português “bom dia”.
Conversa vai e vem, descobri que são um casal (José Renato e Heidi) de Brasília-DF e que iriam fazer o mesmo passeio que eu.
Era muito bom encontrar brasileiros no mesmo passeio, e no mesmo hotel (depois fui descobrir mais ‘compatibilidades’ entre nós )
Saio do hotel às 7:30hs pois deveria estar em ‘Puerto Bandeiras’, o local onde saí o barco, às 8:30hs. Gelo no vidro, para variar, e o ‘anti-congelante’ que haviam me vendido na noite anterior não era ‘anti-congelante’. -3 graus e foi só ‘esguichar’ água no para-brisas que ela congelou na hora – mais gelo ainda.
Não me restava outra alternativa senão abrir o vidro, colocar ‘meia’ cabeça pra fora e ir dirigindo com aquele vento batendo no rosto – e que vento
Ao chegar no porto, grata satisfação : o barco era um ‘catamaran’ grande, bonito, com muito conforto. Dentro, parecia um ônibus, com lugares reclináveis, quente, telas lcd, etc. Enfim, uma boa pedida.
Estava clareando o dia quando saímos para o passeio. Puxa, nunca senti tanto frio na vida
A temperatura estava na casa de 1 a 2 graus positivos, mas o vento… brrrhhhhh e eu não ia ficar dentro do barco, sentadinho, quietinho… eu saí lá para fora e fiquei curtindo a paisagem. E que paisagem !
O passeio tinha previsão de iniciar as 8:30hs e terminar apenas as 16:30hs (e assim foi). Foi muito tempo dentro do barco, mas foi muito legal mesmo (Obrigado ao Marlos e a Caroline, que encontrei em Ushuaia, e que me disseram “não perca o passeio pelos glaciais”)
Descrever nesse relato tudo o que ví hoje é impossível. É como tentar descrever o Glacial Perito Moreno. Visitamos o Glacial Upsala, o Sperazini, a Bahia Oneli e outros glaciais menores.
Minha sugestão é que você gaste um tempo vendo as fotos e os vídeos de hoje, tenho certeza que você vai gostar !
No passeio, o José e a Heidi já tinha virado bons amigos. Tiramos fotos juntos, brincamos, almoçamos juntos (obrigado pelo convite Heidi ). Ainda no barco descobrimos algumas ‘coincidências’. Ele também é motociclista (tem uma Boulevard 800) e eles dois praticam mergulho. Pode isso ?!?!?
Além de serem um casal simpático pra caramba, ainda tínhamos mais coisas em comum. Depois do passeio de barco, convidei ambos para irem comigo, de carro, ops, de Carnival conhecer a Laguna Nimes, mas a mesma estava fechada.
Passeamos pela cidade e passamos ao lado de um lago, já próximo do hotel. A Heidi comentou “Esse lago, no inverno, fica todo congelado e o pessoal vem aqui patinar”. Fomos lá conferir se já estava meio congelado. E estava.
* Update : Sabe nas viagens que você faz e uma coisa fica na sua memória como “a mais divertida” ? Então… para mim foi ficar lá no lago semi-congelado, junto com o José e a Haidi, brincando de jogar pedra e as pedras ‘picarem’ e não afundarem, tentanto caminhar no lago, brincando com gelo. Enfim, nos divertimos pra caramba, como crianças, e foi muito legal
À noite combinamos de ir jantar juntos, comer ‘pescados’. Boa janta, bom vinho e boa companhia. O dia terminava de maneira perfeita.
Amanhã eu sigo rumo a Comodoro Rivadavia, e eles continuam aqui mais um dia (vão fazer trekking no Glacial Perito Moreno, quase me deu vontade de ir junto )
Depois daqui, eles vão para Ushuaia, de onde eu vim. Trocamos algumas dicas pois eu devo ir a Bariloche, de onde eles vieram.
Hoje foi a ‘cereja do bolo/pudim’. Conhecer Uhsuaia, conhecer o Perito Moreno e hoje conhecer todos esses locais, foi incrível – ou melhor, bem crível.
Como a natureza é maravilhosa, como as paisagens são lindas, como é diferente de onde moramos. Acho que viajar ‘abre’ um pouco seu entendimento, sua noção e percepção de tempo e espaço.
Amanhã saio cedo rumo a Comodoro Rivadavia. Me avisaram que tem gelo pelo caminho. Brrrhhhh… eu tremo por dentro e por fora !
Mas já estou ‘craque’ em dirigir na neve, com neve, no gelo, com chuva, etc E a Carnival tem se saído muito bem !
Vamos ver o que me espera amanhã ! Até aqui valeu cada kilometro, cada metro, cada centavo gasto. Valeu demais !
Fotos :
Clique aqui para ver as fotos desse dia.
Video(s) :
Parte 1 :
Parte 2 :
Parte 3 :